Artigos

Como posso limpar o Mac?

Como posso limpar o Mac?

17/01/2017

Se você está procurando um jeito de limpar o seu Mac, confira aqui algumas dicas para saber onde começar.

1 - Limpe o disco principal.
Um disco cheio é um dos motivos principais para fazer uma limpeza no Mac. Para saber o quão cheio ele está, clique no menu Apple no canto superior esquerdo e escolha Sobre Este Mac > Armazenamento. Se a barra estiver quase cheia (como na imagem abaixo) é hora de fazer uma limpeza e liberar algum espaço.

Seguem dicas sobre como abordar este processo, que pode ser demorado.

1. Organize os arquivos e pastas por tamanho para encontrar os maiores.
Abra o Finder, clique em Todos os Meus Arquivos na barra lateral, clique em Visualizar na barra de menus e selecione Mostrar Opções de Visualização. Escolha Ordenar por Tamanho e Organizar por Tamanho. Agora, todos os arquivos estão organizados do maior para o menor.

2. Organize os arquivos e pastas por data para encontrar os antigos.
Para encontrar arquivos que não foram abertos há algum tempo (talvez você tenha até esquecido que eles existam!), siga os passos acima, mas ao invés de organizá-los por Tamanho, escolha Organizar por Data da Última Abertura. Role até a parte inferior da janela (esses são os arquivos que não foram abertos há mais tempo) e analise-os de baixo para cima.
Não se esqueça de observar a distribuição gráfica dos tipos de arquivo na aba Armazenamento. Isso pode ser útil para indicar quais pastas ocupam mais espaço e precisam de limpeza.

Esse processo demora porque o Mac não pode organizar arquivos por tamanho e data ao mesmo tempo. No entanto, há aplicativos que podem, como o CleanMyMac 3. Ele possui um módulo especial que busca exatamente por arquivos grandes e antigos e os organiza. Aqueles que você não precisa mais podem ser apagados diretamente do aplicativo com apenas alguns cliques.

2 - Remova aplicativos não utilizados.
Dê uma olhada na pasta Aplicativos. Provavelmente tem coisas lá que você nem se lembra de ter instalado — muito menos usado. Se você se livrar dos aplicativos que não precisa, seu Mac ficará consideravelmente mais limpo e rápido.
O problema é que o Mac OS não tem um desinstalador universal. Isso é inconveniente, pois há arquivos associados a cada aplicativo e eles permanecem no disco mesmo depois de mover o aplicativo para o Lixo. Você pode deixar esses arquivos onde estão ou usar o Desinstalador no CleanMyMac 3 para apagar os aplicativos completamente, sem deixar sobras.

3 - Limpe os navegadores.
Os navegadores armazenam toneladas de dados inúteis. Históricos, caches e todos os complementos competem por espaço na memória, diminuindo o desempenho do sistema. Para livrar-se de complementos (extensões) desnecessários, abra o navegador principal e dispense tudo aquilo que não seja usado diariamente.
Chrome (OS X)
Abra o Google Chrome
Escolha Chrome na barra superior
Clique em Clear Browsing Data
Selecione o período de tempo e o quê você deseja limpar
Clique em Clear Browsing Data

Firefox (OS X)
Abra o Mozilla Firefox
Escolha History na barra superior
Clique em Clear Recent History
Selecione o período de tempo e o quê você deseja limpar
Clique em Clear Now

Safari (OS X)
Abra o Safari
Escolha Safari na barra superior
Clique em Reset Safari
Selecione somente a caixinha Clear history
Clique em Reset

4 Livre-se do cache do sistema.
1. Abra uma janela do Finder e selecione 'Ir para Pasta' no menu Ir, na parte superior da tela.
2. Digite ~/Biblioteca/Caches e pressione “Retorno” para ir até essa pasta.
Importante: remova o conteúdo das pastas e não as pastas em si.
3. Repita os passos 1 e 2, substituindo ~/Biblioteca/Caches por /Biblioteca/Caches (sem o til ~).
4. restart Restart your Mac.
A limpeza regular do cache é essencial para que o desempenho não diminua devido à sobrecarga de dados.

5 Use o CleanMyMac 3.
Você pode fazer cada um desses passos sempre que precisar limpar o Mac. Ou usar um único aplicativo para tudo isso. Você economizará horas se usar o CleanMyMac 3. Ele limpa o disco e o sistema, executa scripts de manutenção, limpa caches e históricos, desinstala aplicativos e remove extensões não utilizadas — tudo em um só lugar.

http://macpaw.com